Parque da Cidade recebe 100 atletas para o Festival Regional de Ciclismo Adaptado

Publicada em

Cerca de 100 atletas de Jundiaí e mais três cidades da região – Limeira, Itupeva e Cabreúva – estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (29) para participar de mais uma edição do FREC, o Festival Regional de Ciclismo Adaptado, organizado pelo PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas).

Realizado no espaço da Cicloescola, utilizado pelo PEAMA dentro do Parque da Cidade, o evento serve de estímulo a todos os participantes, distribuídos em seis categorias diferentes. “Temos participantes dos 5 aos 80 anos, que usam bicicleta de rodinha, hand bikes e triciclos. O objetivo aqui não é competir, mas sim promover a inclusão de todos e motivá-los cada vez mais”, destacou Renato Antonio, educador esportivo do PEAMA, lembrando que o programa – um dos maiores dedicados ao esporte adaptado no País – já existe na cidade há 27 anos.

Para o estudante Eduardo Charlier, de 11 anos, motivação é o que não falta na hora de competir. “Ele começou no PEAMA fazendo dança, quando tinha apenas seis anos. Hoje, também pratica futebol, natação, atletismo e ciclismo, e todas essas atividades colaboram muito para o desenvolvimento de toda a coordenação motora dele”, contou Paula Pureza, mãe de Eduardo. “A entrega da medalha pode ser uma coisa simples, apenas um símbolo, mas são tão estimulantes que fazem com que ele queira melhorar cada vez mais”, ressaltou.

O PEAMA também foi responsável por promover a amizade de Paula e Dudu com Edinéia Leal e seu filho Miguel, que também tem Down. “O ensino do PEAMA ajuda a desenvolver a disciplina, a aprender a esperar, a se organizar e isso tudo é muito importante para eles”, destacou. “E participar de eventos como o FREC também é gratificante para prestigiarmos o trabalho dos professores, que são tão dedicados e atenciosos com os alunos”, salientou Edinéia.

Além dos atletas do PEAMA Jundiaí, também participaram equipes das entidades PEPT (Itupeva), APAE (Cabreúva) e Projeto Proeza (Limeira).

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí

Participantes tinham de 5 a 80 anos e estavam distribuídos em seis categorias diferentes
Além dos atletas de Jundiaí, o festival também contou com equipes de Itupeva, Cabreúva e Limeira

Leia mais sobre ,