Parque da Cidade chega aos 18 anos como um dos locais preferidos do jundiaiense

Publicada em

Em 21 de abril de 2004, era apresentado à cidade um local que entraria para a história do município como um dos pontos turísticos mais queridos de toda a região. Há 18 anos nascia o Parque da Cidade, espaço de lazer localizado às margens do principal manancial de abastecimento de Jundiaí.

Para celebrar a data, na quinta-feira (21), a partir das 9 horas, será realizada uma grande festa, com apoio da Prefeitura de Jundiaí através das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e Promoção da Saúde (UGPS).

Criado, principalmente, com o objetivo de proteger a represa de Acumulação e evitar ocupação irregular no entorno do local, o Parque da Cidade é administrado pela DAE Jundiaí e representa, para a cidade, um dos principais ativos quando o assunto é qualidade de vida.

“O Parque da Cidade chega à maioridade cumprindo sua missão de preservar o entorno da represa e, ao mesmo tempo, garantindo ao jundiaiense e demais frequentadores uma opção gratuita de lazer e qualidade de vida”, afirmou o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho.

Distribuído numa área de 500 mil m², o Parque conta com atrações para toda a família e reúne belezas naturais representada pela fauna e flora local. Conta com academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovia, Jardim Japonês, Centro Náutico, pistas de Aeromodelismo e Automodelismo, lanchonete, playground, quadras poliesportivas e áreas para piquenique. Interligado ao parque vizinho, o Mundo das Crianças – também administrado pela DAE – tem acesso, através da ciclovia, a outro parque do município, o Jardim Botânico.

Brincadeiras, atrações e vacinação

Aproveitando a presença do público, a UGPS estará participando com um Posto de Vacinação contra o Influenza, montado na Praça Pôr do Sol. Quem quiser receber a imunização, basta comparecer com o CPF e a carteirinha de vacinação.

No mesmo espaço, também serão disponibilizados brinquedos infláveis para a criançada, que poderá conferir de perto um caminhão do Corpo de Bombeiros e acompanhar apresentações do Canil da Guarda Municipal.

O projeto Buzum – um ônibus adaptado pela Concessionária CCR para espetáculos teatrais com bonecos, também estará participando do evento, com a exibição de peças com a temática do meio ambiente. Os artesãos do “Jundiaí Feito à Mão” também participarão da festa, com os mais diversos trabalhos manuais.

No palco da Concha Acústica, bandas e academias da cidade prometem animar os visitantes com apresentações musicais e de zumba. E, durante todo o dia, as mascotes do Parque – a garça Nina, a capivara Fofucha e o sagui Kiko – circularão por todos os ambientes, convidando as crianças a participarem das brincadeiras.

Fãs de aeromodelo e automodelo poderão acompanhar durante todo o dia apresentações feitas pelos frequentadores dos espaços. Ao lado, no bosque, o 12º GAC estará com exposição e acampamento militar. Durante todo o dia, o Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) estará disponibilizando o aluguel de bicicletas, sendo a simples por R$ 10,00 e a dupla, por R$ 20,00.

No Centro Náutico, a ONG Velas do Japi fará passeios gratuitos de caiaque, pelo programa “Conheça o Parque por suas águas”. As inscrições serão feitas no local, com passeios saindo a partir das 9h15 até 15h15 (última saída), com um limite máximo de 17 pessoas por passeio.