Refletir sobre o sentido da vida, a qualidade dos nossos relacionamentos, emoções e comportamentos: este é o objetivo da campanha “Janeiro Branco”. Em comemoração ao mês, os grupos Janeiro Branco Jundiaí e Despertalhaços realizam, no próximo domingo (28), um evento no Parque da Cidade, das 7 às 17 horas. A entrada é gratuita.
O evento vai começar com uma corrida, logo às 7 horas, com concentração no Jardim Japonês. Depois, na programação, haverá aulas de yoga e zumba. Das 11 às 17 horas, vão ocorrer a exposição de fotos Intimidade Amarela – Vozes que calam (ação de prevenção ao suicídio) e uma roda de conversa com psicólogos.
A partir das 13 horas, haverá uma aula de dança circular e, às 15 horas, a meditação. Às 16 horas, ocorre uma nova aula de yoga. Além disso, durante toda a manhã, haverá aferição de pressão e orientação de saúde.
“A campanha Janeiro Branco é nova, mas merece atenção, pois objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, convidando as pessoas a refletirem sobre o sentido e o propósito de suas vidas, mudando a compreensão sobre a saúde mental”, afirma Karina Araújo, coordenadora voluntária do Despertalhaços, realizadora do projeto Intimidade Amarela e uma das organizadoras do Janeiro Branco em Jundiaí.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Jundiaí e da DAE. Não é necessário se inscrever. Quem quiser participar, está convidado a usar uma camiseta branca, em apoio à campanha. Para as aulas no chão, é recomendado também levar um tapetinho ou toalha. O Parque da Cidade está localizado na rodovia João Cereser, km 66, e funciona diariamente a partir das 6h30.