O Centro Náutico do Parque da Cidade está sendo reflorestado. O local onde antes ficavam estacionados dezenas de veleiros recebeu cerca de 300 mudas nativas, sendo 40 frutíferas.
Foram plantadas espécies como: Jequitibás, Uvaia, Eritrina, Pau Brasil, Peroba Rosa, Falso Barbatião, Pau Viola, Pau Formiga, Pitangueiras, Saboneteiras, Pau D’alho, Paineiras e Mirandibas.
Segundo o diretor-presidente da DAE Jundiaí, Jamil Yatim, essas árvores vão garantir uma série de benefícios. “Elas protegem o solo, reduzem o assoreamento da represa, contribuem para preservar a grande variedade de espécies que compõem o ecossistema, fornecendo abrigo e alimentos a vários animais”, afirma. “Ainda atraem insetos e aves que são agentes polinizadores e ajudam na dispersão de sementes.”
Apesar da retirada do veleiros, a navegação na represa continua. Quem quiser velejar pode continuar praticando o esporte, desde que leve o barco quando encerrar a atividade. As aulas de caiaque também continuam ocorrendo de terça, sexta e domingo. Mais informações no site: http://parquedacidadejundiai.com.br/servicos/